A gente sempre fala de site aqui. É um tema recorrente, por se tratar de um marco importantíssimo para qualquer negócio. A gente já falou como um site precisa ser bonito e funcional, como analisar se ele é bom e até mesmo as medidas que devem ser tomadas depois do site entrar no ar. Agora a gente vai falar sobre outro fator importante para o site: texto.
Primeiro passo: planejar
Antes de escrever o texto do site você precisa planejar. Esse processo acontece através da análise. Primeiramente você precisa entender o que seu site precisa e quais estruturas otimizariam o acesso dele.
Quais temas você precisa abordar? Quais informações não podem faltar? Quais são as que merecem destaques? Todas estas questões devem ser feitas e respondidas para que dessa maneira você possa saber quais páginas são importantes.
Entre as páginas mais comuns presentes em sites, estão: home, sobre nós, clientes, contato e produtos.
Clareza e coerência com seu público
Seu site deve engajar quem entrar nele, por isso os textos precisam gerar ações, assim como estar de acordo com a persona da sua marca. Seu público é composto por jovens-adultos geeks? Então use uma linguagem mais informal, mais divertida. Seu público é feito por adultos interessados em investimentos? Então use uma linguagem mais formal, mais técnica. Isso lembrando que nesses exemplos fizemos uma análise básica, ou seja, o ideal é criar uma persona e escrever pensando nela especificamente.
É importante mencionar que não adianta estar tudo acessível e coerente para o seu público se também não estiver claro. Os textos também são responsáveis pela navegação dentro do site. Por isso, quem navega precisa saber onde vai parar quando clicar em cada botão do site.
O texto deve ser pensado junto com o design também, afinal não é recomendado ter uma frase enorme em um botão, por exemplo.
SEO: o texto do seu site fazendo você aparecer
Search Engine Optmization (SEO) significa otimização para mecanismos de busca. Mas o que o texto tem a ver com isso? Tudo! Ao colocar um texto com abundância da palavra chave que mais importa para o seu negócio, organizar seus títulos e subtítulos e realizar ações como inserir links externos e internos, o Google vai rankear o seu site mais para cima nos resultados da busca. Por isso, esses elementos que precisam estar em mente. Quer saber mais? Clique aqui.