Se você já entrou no nosso site, você já sabe: o futuro é Inbound. Talvez você tenha pensado: “ok, isso é importante! Mas eu não sei o que é Inbound…” e está tudo bem, porque hoje vamos te explicar direitinho o que é Inbound Marketing e como você precisa dessa técnica para atrair mais vendas no meio digital. Então, vamos lá?
O que é outbound marketing
Para entender o que é inbound, é preciso entender a diferença entre ele e o outbound marketing. Sabe aquela técnica de publicidade clássica, de anunciar em jornais seus produtos, sair na rádio uma chamada para sua loja ou até mesmo o velho ir de porta em porta? Isso é outbound marketing. Nesse caso, quem inicia a conversa com o possível comprador é a empresa.
No outbound, a gente usa veículos (mídia) que têm acesso ao consumidor desejado de forma unidimensional, ou seja, só você transmite uma ideia a ele, através de um grande volume mas com pouca personalização da mensagem.
Mas a verdade é que hoje em dia, o outbound apesar de funcionar, não é suficiente! Isso porque na era digital, quando a gente vê algo que não gosta, a gente fecha a tela, ao contrário de um comercial de TV que precisamos assistir até o final para seguir vendo nossa novela. É aí que surge o inbound.
Inbound marketing
O inbound marketing é conhecido como marketing de atração e é feito majoritariamente para a internet, onde ser visto é secundário, a prioridade é ser encontrado. Aqui, ao contrário do outbound, você não vai até o público, mas sim o público vai até você. Além disso, uma outra característica importante é que a conversa é bidirecional, porque há uma troca entre cliente e empresa, o foco é ajudar o cliente com uma necessidade que ele tem.
Para ser encontrado e poder ajudar seu cliente, o inbound marketing tem uma estrutura fundamental a ser executada, sendo ela: PERSONA, JORNADA, CONTEÚDO e METODOLOGIA. Vamos ver um pouco da metodologia hoje.
A metodologia do inbound marketing
A metodologia do inbound serve para te ajudar a organizar o trabalho. Ela é composta de ATRAÇÃO, CONVERSÃO, FECHAMENTO e ENCANTAMENTO. Na atração, o desconhecido vira visitante da sua página através do começo de uma conversa, que pode ser feita através de blogs, por exemplo. A fase 2, de conversão, vai transformar seu visitante em um lead (alguém que você tem uma informação sobre, como e-mail). É nessa fase que você estabelece um canal com ele. Use Call To Action aqui, e peça algo do seu visitante para que você dê algo em troca para ele. Um exemplo é que ele dê informações como nome e telefone em troca de um ebook.
Na fase de fechamento, seu lead se torna um cliente e, na fase final, de encantamento, ele se torna um divulgador, em que ele confia na sua empresa. Uma dica aqui é que você invista em Costumer Success, para manter seu cliente sempre satisfeito.
Pronto, agora você já sabe o básico de Inbound Marketing. Chegou a hora investir nesse futuro.
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