Google. A plataforma para quem a gente corre quando não sabe qualquer coisa, por menor que seja. Não adianta, se você quer ser visto pelos seus clientes, um dos lugares mais importantes com certeza é o Google.
Então vamos entender ‘como?’
Como funciona o Google?
Quando você faz uma pesquisa no Google, em milésimos de segundos o algoritmo faz uma análise com vários critérios procurando páginas que considera ideais para atender às palavras-chave buscadas.
Ele funciona utilizando ‘robôs’ que vão de link em link identificando as páginas e classificando e indexando nos seus servidores. Por isso, a cada pesquisa realizada no Google o algoritmo organiza os resultados e prioriza os mais relevantes.
Mas o que é relevante para ser visto pelo Google?
São mais de 3,5 bilhões de buscas todos os dias. Já o número de sites indexados pelo buscador desde a fundação (lá em 1998) já ultrapassou 60 trilhões. Por isso que o Google filtra bem os resultados.
Os passos que ele toma para julgar algo como relevante são:
- Limitar o tema relacionado ao assunto;
- Analisar título, subtítulo, capa, índice, sumário e conteúdo;
- Identificar as obras e autores mais reconhecidos pelo público;
- Lembrar de indicações que já foram recebidas por nós;
- Classificar os melhores de acordo com a relevância;
- Escolhe as páginas que vão aparecer após seguir esses passos.
Organizando seu conteúdo
Vale a pena falar mais sobre o segundo item acima. O Google analisa título, subtítulo, capa, índice, sumário e conteúdo… Ou seja, um bom trabalho realizado em uma página faz toda diferença.
A partir da pesquisa da ‘palavra-chave’ o Google checa essas partes específicas:
- Título (page title) – Elemento de importância primordial para o Google, afinal é o texto que aparece em maior evidência na página de resultados do buscador
- Cabeçalhos (Headings) – Eles marcam seções do texto. Indicam subtítulos de página e hierarquia. Vão de marcações H1 (mais importante) até H6 (menos importante mas ainda mais importante que textos normais – os parágrafos). Ajudam na organização do texto.
- Textos – É o conteúdo em si. É importante que a palavra chave e sinônimos dela apareçam ao longo do site. Por exemplo, se o seu site é sobre macarrão é bom que essa palavra apareça algumas vezes, assim como palavras como ‘massa’.
- URL – É o endereço na web do link. Nesse sentido, é importante sempre estar otimizado e contendo a palavra chave decidida.
- Atributo Alt – É o texto que aparece para descrever as imagens do site. Por isso que as imagens precisam estar identificadas com termos que sejam sua ‘palavra-chave’ de interesse.
Para finalizar…
Ademais, outros fatores relacionados ao conteúdo são a presença de links externos (fora do seu site) e internos (para outras partes de seu site). O Google gosta de sites que geram tráfego na internet.
Então, para analisar isso, plugins como o Yoast ajudam a checar o quanto a página está otimizada.
Enfim, a gente não quis te assustar, mas basicamente tudo que você leu agora pouco são princípios de SEO (Search Engine Optimization) que é esse processo de fazer você ser visto pelo Google e aparecer mais alto na busca das palavras chaves que tem tudo a ver com o seu campo de atuação.
Já foi uma ótima aula inicial, né? Então sempre lembre, bom conteúdo, organizado e seguindo essas regrinhas que foram citadas nos tópicos é um grande passo rumo a ser visto pelo Google.
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