Como ser visto pelo Google?

Como ser visto pelo Google

Google. A plataforma para quem a gente corre quando não sabe qualquer coisa, por menor que seja. Não adianta, se você quer ser visto pelos seus clientes, um dos lugares mais importantes com certeza é o Google. 

Então vamos entender ‘como?’

Como funciona o Google?

Quando você faz uma pesquisa no Google, em milésimos de segundos o algoritmo faz uma análise com vários critérios procurando páginas que considera ideais para atender às palavras-chave buscadas. 

Ele funciona utilizando ‘robôs’ que vão de link em link identificando as páginas e classificando e indexando nos seus servidores. Por isso, a cada pesquisa realizada no Google o algoritmo organiza os resultados e prioriza os mais relevantes.

Mas o que é relevante para ser visto pelo Google?

São mais de 3,5 bilhões de buscas todos os dias. Já o número de sites indexados pelo buscador desde a fundação (lá em 1998) já ultrapassou 60 trilhões. Por isso que o Google filtra bem os resultados.

Os passos que ele toma para julgar algo como relevante são:

  • Limitar o tema relacionado ao assunto;
  • Analisar título, subtítulo, capa, índice, sumário e conteúdo;
  • Identificar as obras e autores mais reconhecidos pelo público;
  • Lembrar de indicações que já foram recebidas por nós;
  • Classificar os melhores de acordo com a relevância;
  • Escolhe as páginas que vão aparecer após seguir esses passos.

Organizando seu conteúdo

Vale a pena falar mais sobre o segundo item acima. O Google analisa título, subtítulo, capa, índice, sumário e conteúdo… Ou seja, um bom trabalho realizado em uma página faz toda diferença. 

A partir da pesquisa da ‘palavra-chave’ o Google checa essas partes específicas:

  • Título (page title) – Elemento de importância primordial para o Google, afinal é o texto que aparece em maior evidência na página de resultados do buscador
  • Cabeçalhos (Headings) – Eles marcam seções do texto. Indicam subtítulos de página e hierarquia. Vão de marcações H1 (mais importante) até H6 (menos importante mas ainda mais importante que textos normais – os parágrafos). Ajudam na organização do texto.
  • Textos – É o conteúdo em si. É importante que a palavra chave e sinônimos dela apareçam ao longo do site. Por exemplo, se o seu site é sobre macarrão é bom que essa palavra apareça algumas vezes, assim como palavras como ‘massa’. 
  • URL – É o endereço na web do link. Nesse sentido, é importante sempre estar otimizado e contendo a palavra chave decidida. 
  • Atributo Alt – É o texto que aparece para descrever as imagens do site. Por isso que as imagens precisam estar identificadas com termos que sejam sua ‘palavra-chave’ de interesse. 

Para finalizar…

Ademais, outros fatores relacionados ao conteúdo são a presença de links externos (fora do seu site) e internos (para outras partes de seu site). O Google gosta de sites que geram tráfego na internet.

Então, para analisar isso, plugins como o Yoast ajudam a checar o quanto a página está otimizada. 

Enfim, a gente não quis te assustar, mas basicamente tudo que você leu agora pouco são princípios de SEO (Search Engine Optimization) que é esse processo de fazer você ser visto pelo Google e aparecer mais alto na busca das palavras chaves que tem tudo a ver com o seu campo de atuação. 

Já foi uma ótima aula inicial, né? Então sempre lembre, bom conteúdo, organizado e seguindo essas regrinhas que foram citadas nos tópicos é um grande passo rumo a ser visto pelo Google


Contatos: (19) 3849-4812​ | (19) 99166-6732 | semeia@semeiapropaganda.com.br

Leia mais:

Site e landing page são a mesma coisa?

Cinco dicas para investir no marketing digital

Como saber se meu site é bom?

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!

Semeia Propaganda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.