Quando montamos uma empresa muitas vezes pensamos em um sonho, algo que queremos ter, que queremos ser. É muito bonito sonhar – e muito necessário – porém mais importante que o objetivo em si, é como vamos cumpri-lo. Aí que entra o planejamento em marketing.
Sim, divulgação é essencial e não existe nem discussão nesse ponto. Sem um bom plano de marketing nada sairá do lugar, nada dará certo para o seu negócio. Parecemos drásticos, mas pode acreditar no ditado popular: “a propaganda é a alma do negócio”.
Mas não tenha medo. Vamos juntos, que nesse artigo vamos elaborar alguns pontos para você executar a primeira etapa de uma campanha de marketing sensacional: o planejamento.
1- Crie suas metas e objetivos
Não adianta ser muito disperso. Saber com precisão seu objetivo é fundamental para que assim as suas metas consigam atender ao que você precisa fazer para cumpri-lo.
Metas criam o compromisso. São ações focadas em resultados. Por isso devem ser realistas, assim as campanhas não perdem o fôlego.
Ademais, elas podem ser divididas entre curto, médio e longo prazo, buscando resultados que possam constantemente ser medidos.
De primeira mão, defina seus objetivos e crie metas condizentes com eles e você já estará dando um belo passo rumo à uma campanha de marketing otimizada.
2- Cronograma de ações: não pode faltar
Com metas e objetivos definidos, é hora de construir um cronograma de ações a serem cumpridas em um período de tempo determinado. Ou seja, é hora da disciplina.
Pode parecer que estamos ‘chovendo no molhado’ ao falar isso, mas a disciplina no cumprimento de passos estabelecidos no cronograma é crucial, por mais simples que pareça o passo, cumprir dentro do prazo faz a diferença. Afinal, o planejamento depende de passos executados conforme o plano em si, que geralmente está estipulado no cronograma.
O cronograma também ajuda na execução de tarefas. É necessário observar e encaixar no cronograma quais momentos serão melhores para as campanhas. Isso demanda um bom estudo de mercado, analisando períodos anuais e semanais, e também diários. Além disso, analisar em qual horário sua rede social e/ou site têm mais acessos é uma informação muito importante para o desenvolvimento de uma campanha.
3- Analise os resultados das suas ações
Planejou, colocou no cronograma e FEZ? Parabéns! Assim que a gente gosta! Mas esse ponto é importantíssimo para já se pensar no planejamento que virá em seguida. Afinal um planejamento estratégico de marketing incorpora vários projetos – que podem até ser simultâneos.
Por isso, você deve sempre verificar se suas ações estão atingindo o público-alvo e se ele está interagindo conforme foi estipulado por você. Está tendo mais acessos no site? Você está tendo mais engajamento nas redes sociais? Está vendendo mais?
Este acompanhamento proporciona a descoberta de possíveis erros na estratégia. Então, reconhecê-los durante a execução das ações torna a correção mais prática e eficaz, além de também ajudar no planejamento de outras ações que estão acontecendo simultaneamente.
Bora planejar?
Planejamento é constante. Não é só uma etapa que você realiza uma vez e pronto. Por isso, esses três pilares que citamos aqui são essenciais para você manter um fluxo de planejamento otimizado e que vai te ajudar a colher bons resultados!
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