Termo Sobre Dados e Ciberseguranca

O que o novo logo da UOL tem a nos dizer sobre minimalismo no design

novo logo uol

No papo de hoje conversamos com a Amanda, nossa diretora de criação, sobre o redesign da marca do UOL, empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços. Conversamos sobre minimalismo, outras marcas e criatividade.

O redesenho de logos

Ao completar 25 anos, o UOL para comemorar lançou o novo logo deles. Com inspiração na marca antiga, o novo logo tem cores mais vibrantes e é mais simples, buscando trazer a jovialidade do público e a conectividade da plataforma.

A Amanda contou para a gente que a mudança simboliza a modernização da empresa, que busca trazer um novo posicionamento. Como saiu no texto de lançamento da nova marca, novos conteúdos vão ser trazidos para o site, que está investindo muito em vídeos e na plataforma de streaming UOL Play.

“Isso de querer se conectar com o público jovem vem acontecendo com várias marcas”, explica Amanda, que contou pra gente que os toques de minimalismo, cores mais vivas e fontes mais simples, sem serifa, mais populares e com maior toque de criatividade e informalidade são uma tendência. Empresas como Ponto Frio, Intel, Warner e Casas Bahia têm adotado o redesign.

Apesar de diferente, a marca nova ainda carrega elementos do logo antigo, como a paleta de cores e as formas. A Amanda disse que manter esses elementos é mais difícil do que parece. “É fácil mudar e perder a essência da marca, é algo que se tem que ter cuidado e carinho para que a modernização seja boa e não perca a identidade original”, ela explica.

A tendência do minimalismo 

A gente perguntou pra Amanda se ela achava que as alterações no logo vêm para acompanhar as mudanças no conteúdo e os valores da empresa ou para gerar essas mudanças. Sobre isso, ela disse: “ O novo logo marca os 25 anos de UOL, e vem para estabelecer uma nova fase. Eles escolheram especificamente os 25 anos para criar um marco, com uma nova tagline- ‘seu universo online’.”

Sobre se o UOL está atrasado em fazer esse redesenho, a Amanda diz: “Não, muitas empresas estão fazendo essa atualização de logo. É uma tendência que vem definitivamente para ficar, porque as marcas estão mirando em uma geração mais nova, que está crescendo consumindo o conteúdo dessas marcas”. Um exemplo bom é o Ponto Frio, que em seu redesenho adotou um emoticon “:>” para se comunicar de maneira mais jovem, além de ter apresentado a nova marca através de um Tik Tok.

E aí, curtiu nosso papo com a Amanda? Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre o minimalismo no design. Até a próxima!


Contatos: (19) 3849-4812​ | (19) 99166-6732 | semeia@semeiapropaganda.com.br

Leia mais:

3 dicas de Planejamento em Marketing
Por que fazer planejamento faz tanta diferença no resultado?

Customer Succes: o que é e porque você precisa dele

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp