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Um guia prático para escrever blogs

escrever blog

Você, muito esperto, entendeu que um blog é algo super necessário no marketing de conteúdo e no marketing digital, afinal, é por lá que você pode engajar seu cliente. Mas se você está um pouco perdido, aqui vai um guia prático de como escrever um blog.

Para começar, o planejamento do blog

Como começar a escrever do zero? O primeiro passo é entender sua persona, ou seja, com quem você está falando. Isso é mega importante para você saber o tom do seu texto. Outro passo é básico: entenda sobre o que sua empresa faz. Os assuntos vão ser sobre algo que você manja, por isso você deve ser especialista ou ter um especialista no assunto para trazer autoridade para o assunto. 

A partir disso você precisa começar a fazer uma pesquisa: no que sua persona está interessada? O que os concorrentes estão dizendo sobre isso? O que os primeiros lugares do Google (quem aparece primeiro quando você faz uma busca) estão fazendo?

Elencar uma palavra-chave é o próximo passo. Fazer isso te ajuda a direcionar o texto. Pesquise também variações dessa palavra chave e entenda o conteúdo que está sendo feito. Seu objetivo é fazer o melhor conteúdo cobrindo as falhas dos concorrentes!

Blogs são feitos com muuuuuito SEO

Tá, mas o que é SEO? Bom, o Search Engine Optimization, ou em português otimização para motores de busca é uma série de processos que você realiza na sua página (seja ela um site, uma landing page ou um blog) para que fique mais fácil da mesma ser encontrada por um motor de busca. Nosso principal motor de busca atualmente é o Google! Você com certeza conhece ele né?

Pois então, para escrever um blog você precisa estar com as otimizações necessárias em mente. Ao longo desse texto você vai conhecer as principais.

Pronto para escrever o blog?

Então vamos lá! Seu conteúdo precisa ter a palavra-chave e suas variações. Percebeu que a gente disse várias vezes a palavra blog nesse texto? Isso é ótimo para o SEO. Outras otimizações para o Google te rankear são usar bem os títulos e os subtítulos, como falamos nosso conteúdo sobre como ser visto pelo Google. Atualmente, textos mais longos são melhor classificados, algo em torno de 2 mil palavras é algo considerado bom!

Outra coisa importante de se dizer é que você tem que manter seu conteúdo atualizado. Sabe aquele texto que você escreveu em 2009 mas que tem um bom conteúdo? Atualize-o com dados de hoje, tecnologia de hoje, etc.

Mais uma dica é usar todo tipo de mídia disponível. Não precisa se atropelar e usar tudo de uma vez, mas varie entre áudio, fotos e vídeos. Isso ajuda o leitor a não se cansar durante a leitura.

Otimizações on page

Agora falando um pouco mais sobre algumas otimizações que você faz dentro do seu editor de texto (recomendamos muito o uso do Worpress para isso): alguns fatores que você edita por aqui vão te ajudar a fazer seu texto ser mais facilmente achado. São eles:

  • URL da página: ela deve conter a palavra-chave escolhida
  • Meta descrição: aquela descrição que você vê no Google
  • Alt text das imagens: você precisa colocar um texto alternativo para o Google conseguir ler sua imagem!

E, por fim, divulgue muito seu blog

Use o tráfego que você tem nas suas redes sociais para chamar as pessoas para lerem seu texto. Invista em trazer essas pessoas para dentro do blog, ou seja, clicando no link do seu texto. Isso faz com que seu site tenha um aumento de tráfego e é super positivo para futuras campanhas.

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