Causa da morte: naufrágio financeiro

blog-semeia-naufragio

O Sebrae fez um estudo que identificava a causa mortis das empresas nos primeiro cinco anos de vida no Brasil, lá em 2014. Segundo o documento, a falta de planejamento prévio é a maior vilã dos empreendedores, seguido pela falta de noções de gestão empresarial e o terceiro golpe mortal: o comportamento da empresa.

Esse resultado drástico nunca é um acidente de percurso: é sempre uma soma de erros nas tomadas de decisão da empresa que culminam para seu naufrágio financeiro.

Ainda segundo os dados do Sebrae, empresas que costumam aperfeiçoar produtos e serviços e estão atualizadas com respeito às tecnologias do setor tendem a sobreviver melhor e por mais tempo nessa selva.

Ok, só mais um detalhe importante sobre esse estudo: a pesquisa também indicou que a estratégia de diferenciação é mais vantajosa para o sucesso empresarial do que a de custos.

Ou seja: ANTENE-SE, MON AMOUR! Não deixe a concorrência te ultrapassar pelo comodismo, tá? Senão não vai ter desconto que te salve.

Calma lá, não se desespere se você se viu em muitos desses problemas que eu descrevi acima. Ainda dá tempo da gente te ajudar. Algumas ferramentas de gestão podem lhe ser úteis na hora de remodelar seu negócio e uma delas é o OKR.

Vamos falar sobre isso, ok?

Se você é empresário, você PRECISA compreender pra ontem o que essa sigla significa– e aplicar ao seu negócio, claro. Vamos entender melhor por que ela é tão importante?

O OKR (Objectives and Key Results) foi a alavanca do Google, tá bom pra você? Em livre tradução, significa objetivos e resultados-chave. Ou seja: trace uma meta e defina métodos para medir seus avanços até a conquista. “Vou fazer ISSO, DESSA FORMA”.

Essa metodologia é uma ferramenta de gestão e te força a olhar para os problemas do seu empreendimento. Questione-se: o que preciso melhorar na minha empresa? E mais importante: COMO VOU FAZER ISSO?

As metas traçadas podem ser aplicadas individualmente, por departamento ou para toda a empresa. Além de ampliar a visão do gestor, seguir esses passos também motiva colaboradores. É psicologia básica: funcionários engajados a alcançar objetivos trabalham mais concentrados e determinados.

Anotou? É bem importante que você compreenda esse conceito.

Bem, vamos estipular uma primeira meta? Como vai a sua divulgação?

IIIIH, não tá lá aquelas coisas, né? Você tem um blog? Você alimenta suas redes sociais com conteúdo de qualidade? Isso pode não lhe parecer muito importante agora, mas enquanto você não se importa com publicidade e marketing de conteúdo, seu concorrente está com o pé no acelerador.

Ó, os batimentos cardíacos da sua empresa estão preocupantes. Felizmente pra você, temos know-how e expertise de sobra pra reanimar esse negócio. A Semeia tem 10 anos de casa, muitos cases de sucesso e soluções pra dar e vender.

Não afunda esse navio, cara!

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!