Você sabia que marketing e indústria de entretenimento andam de mãos dadas? Pois é, não existe um bom show sem ter ideia de boas noções de marketing. No Brasil o maior exemplo da junção dessas duas áreas de maneira primordial é a Anitta
Isso mesmo, a rainha do pop brasileiro está em alta mais uma vez com o hit “Girl from Rio” que marca uma nova fase de sua carreira, afinal ela está preparando o lançamento de seu primeiro álbum totalmente em inglês.
Mas onde a Anitta procura chegar com essa nova direção? Bora analisar!
Analisando “Girl from Rio” como um produto internacional
Embora seja uma música em inglês, a música é total sobre o Brasil. O primeiro contato com isso é o ‘sample’ (que é um recorte de algum trecho de determinada música) de “Garota de Ipanema”, um clássico da bossa nova que foi exportado para todo o mundo. Todo mundo reconhece quando toca, e inclusive já foram feitas várias versões dessa música em outras línguas, incluindo inglês.
Ao usar essa parte tão conhecida, Anitta usa um gatilho mental muito forte: o do reconhecimento. Todo mundo sabe que música é essa. Mas claro, ela joga seguro para garantir que a música não seja apenas um ode à nostalgia, mas sim se encaixe no que anda bombando na cultura pop. Por isso a música é em inglês. Mas não é apenas isso que colabora para que o hit seja um bom ‘produto’.
Vamos falar dos vocais. A voz da Anitta está em paralelo com a voz de grandes cantoras do pop internacional, de uma maneira que ela se enquadre no ‘padrão’ da música pop que tanto movimenta o mercado. Tudo isso com o jeitão brasileiro, no tema da letra e no sample escolhido.
Ou seja, Anitta ganha o público internacional levando uma cultura nicho (a brasileira) até eles, com o formato que eles já conhecem e gostam, ao mesmo tempo que continua se consolidando no nosso país, usando de temáticas brasileiras – tal como a capa na frente do ônibus em cima de uma cadeira tradicional de bar, que prontamente viralizou com memes.
Que belo trabalho musical não é? Ou seria um belo trabalho de marketing? Com a Anitta sempre é assim, ela sabe o que faz e sabe como vender o que está sendo lançado. Vamos dar uma volta no passado para verificar mais exemplos?
Como o jeito de pensar da Anitta é puro marketing
A cantora joga com o marketing em absolutamente todos os momentos da sua carreira. Não só à frente da carreira musical, já que a artista tem uma carreira como administradora invejável: ela trabalha como chefe de criatividade inovação na Ambev, estando à frente da linha Skol Beats, lançando sucessos como a 150bpm – bebida inspirada no ritmo do funk- e a Skol Beats GT, lançada perto do Carnaval não à toa.
Ou seja, além da música como produto, a Anitta trabalha com produtos reais, que são comprados e vendidos em vários setores.
Isso vai da sua carreira musical para qualquer lugar. Um bom exemplo para ilustrar isso é uma declaração dada pela cantora no lançamento da música ‘Modo Turbo’, de Luísa Sonza com participação da Pabllo Vittar e Anitta. O clipe contava com fantasias especiais para cada uma, que entrava em um jogo arcade, ou ‘skins’ como são chamadas as customizações dos personagens. Enquanto Luísa e Pabllo disseram ter escolhido suas roupas baseadas em gostos pessoais, Anitta admitiu que gostaria de ver a sua como uma ‘skin’ a ser vendida para jogos virtuais.
Outro case que mostra que a cantora manja – e muito – de marketing foi o carnaval de 2020. Após seu show estrondoso no Rock in Rio, a cantora se apresentava sempre com um modelito marcante: shorts de cintura baixa com uma calcinha de strass à mostra. Questionada porque mostrar tanto o corpo, Anitta respondeu que era tudo uma jogada de marketing, usando a estratégia da continuidade, ou seja, sempre aparecendo com o mesmo figurino, ela criaria desejo nos fãs que inclusive esgotaram o modelo de shorts na loja. Ela afirmou que a estratégia era ótima para pulverizar a sua marca de maneira natural e indireta. Não é só no palco que ela dá show!
Anitta é sinal de sucesso
Perceba que a Anitta sabe é fazer marketing. Se é na área musical, tudo que ela toca vira hit. Mas não é só na carreira como cantora que o sucesso vem: na hora de fidelizar sua marca e de vender outros produtos ela dá aula de como fazer sucesso.
Anotou as dicas da ‘girl from rio’?