A importância da velocidade para sites na versão mobile

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A velocidade do site na versão mobile é determinante para o sucesso, não importa qual é o ramo do seu negócio. Essa frase não é nossa – mas é de alguém MUITO relevante e a gente concorda em gênero, número e grau. A velocidade do seu site pode estar prejudicando suas vendas.

O assunto é sério, mas o papo é descontraído. Simbora falar sobre a importância de zelar pela rapidez do seu site?

No meu tempo era tudo mato!

Muito falamos sobre experiência do usuário, né? Também é sabido pela maioria de nós que, hoje, a maioria dos acessos a websites (de venda ou não) vem dos smartphones.

Isso também é um pouco óbvio: a portabilidade dos celulares, o imediatismo da era digital e a otimização de processos online de todo tipo fez com que as pessoas preferissem navegar pelos smartphones ao invés de utilizar o desktop.

Show de bola. Mas não faz tanto tempo assim que internet nos celulares é uma realidade, né? Essa possibilidade existe há alguns anos, mas fazer qualquer coisa pelo smartphone era bem desagradável há algum tempo (não precisa voltar muito, não).

As telas eram consideravelmente menores, a internet era lenta e as plataformas completamente despreparadas para receber usuários.

Manda quem pode…obedece quem tem juízo

Graças aos Deuses da Transformação Digital, esse cenário começou a mudar: ficou cada vez mais acessível adquirir um celular de qualidade; os aparelhos ficaram maiores e mais agradáveis de serem utilizados por mais tempo (adeus, botões!) e, consequentemente… as pessoas passaram mesmo a utiliza-los por mais tempo – e para tarefas que não costumavam utiliza-los antes.

Quer um exemplo prático? Quantas pessoas você conhece que ainda vão até uma agência bancária para fazer um depósito? Aliás: quantas pessoas no seu núcleo social ainda possuem contas em bancos tradicionais – e não migraram para instituições digitais?

Muita gente passou a fazer tarefas do dia-a-dia pela internet, como fazer transferências bancárias e pagar contas pelo aplicativo do banco, né?

A revolução será MOBILE

Assim, empresas de diversos (todos) setores foram forçadas a pensar melhor suas plataformas digitais, pensando na experiência de seus usuários.

Como em quase tudo na vida, há aqueles que sabem o que estão fazendo, aqueles que ACHAM que sabem e aqueles que simplesmente não têm ideia do que está havendo ao seu redor. Rs.

Vou te lançar a real: tem muita empresa que ainda não entendeu a importância de otimizar seu website para a experiência mobile e está sofrendo as consequências desse processo. Muitas delas, aliás, sequer sabem que essa falha prejudica suas vendas – e muito!

Não acredita em mim? Te dou um dado valioso: segundo pesquisa da The State or Retail Performance, no varejo, o atraso de 1 segundo no carregamento de uma página pode reduzir as conversões em até 20%.

Enquanto sua página demora para carregar, 54% dos usuários do seu site ficam frustrados – e nós dois sabemos o quanto isso é prejudicial para uma empresa.

Lembre-se: essa frustração e rejeição toda pela sua marca aconteceu ANTES MESMO de o usuário ter contato com seu produto ou mensagem. Você perdeu boa parte de seus clientes só pelo fato de que sua página demorou demais para carregar.

A realidade dói, né?

Se você não tem a menor ideia do quanto seu site é rápido na versão mobile, o Google possui uma ferramenta que pode te ajudar a fazer um diagnóstico rápido.

Test My Site do Think With Google (uma faceta dedicada à insights, compartilhamento de dados e ferramentas muito úteis para desenvolvedores e profissionais do marketing) testa seu website e o rankeia instantaneamente, te dando um panorama de como é a experiência do usuário com a sua plataforma.

Inclusive, a ferramenta te dá algumas dicas sobre como melhorar o desempenho do seu “filho digital”.

O Test My Site é uma versão “compactada” e mais simples do PageSpeed Insights, também do Google. Esta ferramenta é mais completa e complexa, pensada para desenvolvedores.

Não se sinta culpado: empresas de peso começaram a pensar na versão mobile de seus websites há pouquíssimo tempo atrás. A BMW, por exemplo, concluiu que sua plataforma não refletia a performance e velocidade de seus produtos e reconstruiu sua plataforma digital do zero, inteiramente pensada para melhorar a experiência de quem acessa o site via smartphones.

Jörg Poggenpohl, head global do Marketing Digital da BMW, conversou com o Think With Google sobre o assunto – você consegue ler a entrevista na íntegra clicando aqui.

Ah! Foi ele quem disse a frase com a qual começamos esse texto.

Aqui vai outra citação de Jörg que vale muito a pena ser lida: “Nossa jornada – de um site lento para uma experiência líder de setor – foi algo que abriu nossos olhos. É a prova de que caminhadas, mesmo após muito tempo tendo alcançado nosso destino final, tendem a mudar a forma com a qual você vê algumas coisas. Agora, é claro para mim que a velocidade do site na versão mobile é determinante para o sucesso, não importa qual é o ramo do seu negócio”.

AI, Jörg! Estamos muito felizes por você! E concordamos com tudo, também.

Um site veloz demanda certos sacrifícios, principalmente em termos de design, mas só quando esse fator não é pensado desde o início do processo de construção do site.

Quando essa mentalidade já existe na cabeça do profissional, pensar na experiência do usuário de smartphone torna-se algo orgânico, intrínseco dentro do processo de criação.

Temos um longo caminho pela frente, mas não há saída: precisamos dançar conforme a música e a música é rápida, cara!

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