Teorias da Conspiração, Galileu Galilei e A CAIXA.

blog-semeia-zeitgeist

Você já ouviu falar em Zeitgeist? Tá, vamos lá: isso é um termo em alemão que significa literalmente “Espírito do Tempo”. Essa palavrinha também é usada de vez em quando na Psicologia, para explicar como o clima cultural e intelectual da época influencia algo que aconteceu. Oxe, quê?

Tipo assim: segundo essa lógica, Galileu não é um ser dotado de inteligência superior, um escolhido pelos Deuses ou algo parecido para ter compreendido a gravidade. Já meio que tava na hora disso acontecer, entendeu? E se não fosse ele seria outra pessoa, mas ALGUÉM FARIA essa brilhante e necessária pontuação.

Galileu era um cara muito inteligente, mas assim…não foi bem mérito dele, pro Zeitgeist. Rs. Foram o próprio tempo e condições da época que pediram essa mudança na forma com que víamos as coisas e, assim, eles trataram de engordar esse porquinho com muitas informações, ideias e agentes facilitadores.

. Agora que você entendeu mais ou menos a ideia da coisa, vamos falar sobre Zeitgeist – o filme, um documentário de 2007 que questiona nada mais, nada menos do que as origens do cristianismo, a lucratividade de países como os Estados Unidos com guerras e crises econômicas e sociedades secretas que buscam pelo controle da população mundial, entre outras teorias da conspiração. Eita.

Você deve estar se perguntando: como uma obra tão politicamente incorreta alcançou a notoriedade, recebeu inúmeros prêmios e é citado, discutido e aplaudido de pé por alguns até hoje? Você já vai entender. Aliás, é bem aí onde tudo vira Marketing (como sempre). Deixa o espírito do tempo agir e vem comigo pra entender mais sobre essa loucura toda:

Bueno. O documentário nasceu já em berço revolucionário quando foi simplesmente liberado para toda a internet (sem trailers ou qualquer tipo de divulgação prévia) via Google Video. NINGUÉM, repito, NIN-GUÉM, nem o ET Bilu veio ao mundo tão desprovido de pretensão de lucro. OOOOUUU era o que conseguíamos enxergar, na época.

Porque na verdade a estratégia de marketing por trás de seu lançamento foi ó, xuxu beleza – e deu muito certo, obrigado: por trás das cortinas, os produtores do filme movimentavam os fóruns undergrounds da internet mundo afora divulgando o doc. Depois de chamar a atenção do 4Chan, meu querido… foi só esperar a mágica acontecer. E aconteceu.

Lembram de quando falamos sobre a Bruxa de Blair? Então, Zeitgeist foi o que eu gosto de chamar de Marketing Viral 2.0.

Em meados de 2009, o filme só podia ser encontrado em plataformas como Torrent e Emule, além do Google Video. Enquanto a neblina era formada ao redor da pobretona produção B, o hype se instaurava na superfície: as redes sociais começavam a falar enlouquecidamente sobre Zeitgeist e grupos de teoria da conspiração desmembravam histericamente as ideias apresentadas no longa.

Enquanto isso, no lustre do castelo, as cabeças pensantes por trás do filme criavam o ZDay, um dia no qual a obra seria exibida em massa, em público e mundialmente. Se isso não é Marketing, meus amigos…eu não sei o que é.

A genialidade por trás disso tudo está na receita marketeira desse filme: uma pitada de mistério, outra de audácia e muita paciência para deixar esse pão crescer. As mídias e a vontade das pessoas de participar de algo seleto, intrigante e revolucionário como a ideia do Zeitgeist foram os mobilizadores desse movimento.

Posteriormente, o primogênito ganhou duas sequências, formando uma trilogia abençoada pelos Deuses da conspiração – que hoje estão disponíveis no YouTube.

Mas sabe o quê que é pra glorificar de pé, de verdade? O Sagrado Pensamento Fora da Caixa. Sei lá se o filme vale o hype (não é isso que estamos pondo em cheque aqui), mas o fato é que saber entender o que pede o tempo em que vivemos faz toda a diferença.

Não é bem Galileu, mas a sabedoria de olhar ao redor, atentamente, e I-NO-VAR. Não é conspiração, é fato: o mundo é dos criativos e audaciosos, amigos.  Aliás, é isso que uma boa agência de publicidade e marketing deve ser.

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!

Semeia Propaganda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.