SEO para Sites: como deixar seu Site otimizado e no topo das Páginas de Busca?

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SEO (search engine optimization) é um dos conceitos mais difundidos na internet. Basicamente, não há como falar de otimização para sites sem falar de SEO.

Isto porque SEO para sites e conteúdo (posts, artigos, blogs, vídeos, etc.) é a melhor maneira para atingir um público e gerar tráfego.

Sendo assim, vamos abordar algumas práticas e conceitos que você precisa compreender para estabelecer a presença digital do seu negócio e conquistar as primeiras páginas de resultados do Google.

Vamos começar?

O que é SEO?

Resumidamente, SEO é saber descrever aos mecanismos de busca (O Google, por exemplo) sobre o que o seu site fala.

Cada página e post deve ter um assunto principal dentro de um nicho, e o conteúdo dessas páginas deve estar de acordo com este assunto. Se você entendeu do que estou falando, é porque entende os conceitos de palavra-chave e relevância de conteúdo. Explico melhor abaixo.

Cada página e post de um site é classificado por uma palavra-chave principal (palavra-chave foco). O conteúdo do site deve realizar uma série de práticas que identificam que este termo utilizado é realmente o mais importante para a página.

Alguns exemplos dessas práticas são: repetição do termo, utilização da palavra-chave logo no início do texto para descrever diretamente sobre o que a página fala, utilização da palavra-chave em títulos e subtítulos do post, etc.

Já a relevância do conteúdo está relacionada ao quão bem suas práticas descritivas foram aplicadas. Vejamos no exemplo:

“Hoje vamos falar de SEO, pois SEO é o canal para ganhar dinheiro na Internet. SEO se tornou um termo popular, e SEO significa otimizar suas páginas. Por isso, faça SEO para sites e…”

Em termos de quantidade, o texto está “maravilhoso”. Afinal, ele usa a palavra-chave “SEO” sempre que pode. No entanto, a relevância é baixíssima pois a palavra está sendo usada forçadamente em quase todas as vezes.

Pode ser assustador pensar que o Google e outros mecanismos de busca conseguem ler e entender a relevância das frases que você escreve, mas, sim, eles conseguem – e fazem!

Por isso, você deve entender estes dois conceitos básicos para descrever suas páginas melhor e otimizar o seu site ao máximo, de maneira que os motores de busca olhem e aprovem suas descrições.

Qual a importância do SEO?

Quanto melhor sua descrição, melhor posicionado seu conteúdo estará. Ou seja, mais chances das suas páginas serem as primeiras recomendadas pelos mecanismos de busca.

Para você entender a importância, vou trazer um estudo que demonstra a distribuição de cliques quando alguém realiza uma busca qualquer. O estudo foi conduzido por Garry Grant, da SEOinc.

Segundo o estudo:

  • Primeira posição do Google – 20.5% dos cliques
  • Segunda posição do Google – 13.32% dos cliques
  • Terceira posição do Google – 13.14% dos cliques
  • Quarta posição do Google – 8.98% dos cliques
  • Quinta posição do Google – 9.21% dos cliques

Totalizando, as cinco primeiras posições de uma pesquisa qualquer tendem a reter 65% dos cliques.

Agora imagine o seu negócio estando nas primeiras posições das palavras-chave mais procuradas da internet: imagine a quantidade de pessoas acessando o seu site por dia!!!

SEO é a maneira mais eficiente para gerar tráfego web e é também a única maneira de construir um site de presença, que não precisa de nenhum investimento fixo mensal em anúncios para que as pessoas possam achar seu site e encontrar os seus produtos. Em outras palavras, SEO para sites faz você ganhar clientes passivamente.

5 Dicas Para fazer SEO Para Seu site

1. Tenha uma plataforma de sites que lhe permita fazer SEO com facilidade

Adicionar palavras-chave e snippets são os requisitos mais básicos de SEO. Você quer obter uma alternativa para poder adicionar uma palavra-chave foco e outras palavras-chave relacionadas para ajudar os motores de busca a entender sobre a que seu site diz respeito.

Também, poder editar o slug e a meta descrição de cada página é crucial. Para que você consiga fazer SEO objetivamente, recomendo que utilize um serviço que facilite este processo de otimização, assim como agências de marketing digital.

2. Utilize o Google Keyword Planner para encontrar as melhores palavras-chave

Keyword Planner é uma ferramenta do Google que lhe permite pesquisar qualquer palavra-chave e ter acesso, entre tantas informações valiosas, as seguintes:

  • Quantidade de pessoas que busca tal palavra-chave por mês
  • Competição (quantidade de sites que usam a palavra-chave em suas descrições)

Essas são as informações mais relevantes para fazer SEO para sites. Se encontrar um volume de busca acima de 1.000 por mês, com uma competição baixa ou média, vale muito a pena investir – caso a palavra esteja relacionada ao nicho do seu site.

3. Crie um blog para sua marca

Quando você cria um site e registra seu domínio, seus produtos e serviços costumam ser a maior variedade de palavras-chave que você pode incluir. Porém, existem milhares de outras palavras-chave relacionadas que poderiam estar sendo utilizadas pelo seu site para gerar tráfego e trazer mais gente para seu negócio.

Nesse sentido, criar um blog e falar sobre assuntos relevantes para seu nicho é o melhor jeito de cobrir todo e qualquer tópico relevante e garantir que todas as pessoas da internet que estejam procurando pela sua área tenham a chance de conhecer sua marca e se tornar seu cliente.

4. Crie uma rede de conteúdo dentro e fora do seu site

Para SEO, links relevantes são tudo! Se alguém acessar uma página do seu site, além de realizar a função principal da página, o usuário deve ser capaz de acessar outras partes do seu site. Quando falamos de artigos para blogs, por exemplo, o usuário deve receber um link para outro artigo relevante do seu site.

Motores de busca gostam disso porque eles entendem que se seu usuário está andando de página em página dentro do seu site, você sozinho está sendo capaz de ajudar o usuário com muito conteúdo relevante (de qualidade).

Caso você não seja capaz de sanar todas as dúvidas e necessidades do leitor, você deve adicionar bons links para sites de terceiros. Isso demonstra que, apesar de você não ser a pessoa a ajudar, você sabe onde conseguir a informação e está interessado em ajudar o visitante do seu site de verdade.

Estes são os chamados Links Internos e Links externos (Inbound and Outbound Links).

SEO Para Sites É O Melhor Jeito De Crescer Uma Marca

Segundo o mesmo estudo, mais de 50% do tráfego gerado na internet é por tráfego orgânico (derivado de SEO). Ou seja, mais da metade dos clientes do mundo chegam a um site através de pesquisas no Google.

Não há saída: SEO para o seu site é o melhor caminho para atingir sucesso no mundo digital.

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