Com certeza você já ouviu falar sobre SEO (sério? Nunca? Tá. Clica AQUI). A gente já te contou um ou outro “causo” sobre isso. O termo UX – user experience ou experiência do usuário- é um pouco mais recente, mas também já falamos sobre ele antes (aqui!).
Mas vem cá: quem foi que disse que os dois não podem coexistir sem que o mundo exploda?
As técnicas de otimização do seu conteúdo para mecanismos de busca devem SIM ser aplicadas, mas a carroça não pode passar na frente do burro, né? E, nesse caso, o burro sempre será a experiência do usuário ao utilizar seu site, consumir seu produto ou ler o seu conteúdo.
Vamos bater um papo sobre isso? Garanto que vai te ajudar a construir suas estratégias de Marketing – ou te ajudar a entender mais sobre isso, se você ainda não tem uma. Vamos lá:
Então. Antes de mais nada, dá uma lida nos conteúdos que deixamos nos links do primeiro parágrafo desse texto! É importante que você entenda o que significam esses dois termos (SEO e UX) pra participar desse café filosófico que eu vou propor aqui, rs.
Rapidamente: SEO (Serch Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de técnicas e macetes que desenvolvedores e produtores de conteúdo para web seguem para garantir um bom ranqueamento do site ou material no Google.
O assunto é extenso, então a gente vai se limitar a essa explicação por aqui, tá? Mas tem bastante material no blog pra te explicar melhor o que é essa ferramenta.
UX é menino novo na rodinha dos termos marketeiros, mas só de nome: na tradução livre, significa Experiência do Usuário (User Experience) e se refere à importância de melhorar e pensar cada vez mais em quão confortável e agradável será para o usuário utilizar sua marca.
Pode ser por meio de um app, pode ser pelo contato com uma embalagem e pode ser pelo conteúdo que você produz também. Tudo que o consumidor interage pode se valer das técnicas do UX – também não me estendo nessa parte, porque falamos SÓ sobre isso aqui.
Bom, agora que você tá mais inteirado no assunto, vamos ao prato principal: essas técnicas devem COEXISTIR, MINHA GENTE. CO-E-XIS-TIR, tá?
Usar um algoritmo ou replicar uma fórmula até que funciona bem se o seu objetivo é ranquear melhor seu site? Sim, verdade.
Mas no final do dia, você quer ranqueá-lo melhor para que ele apareça mais para…PESSOAS, né? Quem consome seu produto, sua marca ou sua ideia são as pessoas – ou os usuários. Tá entendendo onde eu quero chegar, né campeão?
Se seu produto não é intuitivo, leve, fácil… enfim: se o papo não for bacana, esse segundo encontro nunca vai rolar. O excesso de preocupação com o SEO, por exemplo, pode arruinar a experiência do usuário. E isso significa que você deixou impressões ruins, camarada.
O mesmo vale pra quem faz o oposto: não pense você, pequeno gafanhoto, que receber seu usuário com um abraço quentinho, um belo drink e uma boa música vai garantir um resultado positivo nessa equação. É preciso pensar em SEO, sim. É preciso pensar em como facilitar esse encontro.
Afinal, a concorrência tá ali, né? Do seu ladinho.
Qual é a moral dessa história? Ó, na minha humilde opinião: SEO e UX são almas gêmeas, as metades da laranja, dois amantes, dois irmãos (e digo sem medo que aqui isso faz mais sentido do que na letra do Fábio Jr.) e coloca-los pra disputar território é feio. E quando eu digo feio eu quero dizer que é RUIM PARA O SEU NEGÓCIO.
Como diria Obi-Wan em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, “apenas um Sith fala em absolutos”. Bons profissionais sabem quando se fazer valer de uma ou outra técnica, sabem melhor ainda que siglas são meras formalidades e que não precisamos abrir mão de qualidade por SEO, nem de boas ferramentas pelo UX.
Não acredite DEMAIS em rótulos de serviço com nomes diferentões: cada vez mais, a boa pedida é descer redondo. Conteúdo de qualidade faz toda a diferença!