Muitas vezes, há o pensamento de que marketing e agronegócio não podem andar juntos, mas não só podem, como devem. E como o campo do agro é amplo, vamos falar sobre como a sazonalidade do agronegócio pode se juntar ao marketing, só que primeiro é preciso entendê-los separadamente.
A sazonalidade está relacionada aos eventos que ocorrem em determinadas épocas do ano. E o mundo do agronegócio funciona por meio dos fatores climáticos, luminosidade e temperatura.
Então, pode-se falar que a sazonalidade do agro é provocada pela variação dos padrões climáticos que acontecem nas regiões do Brasil, já que em cada estação do ano é produzido um produto. Enquanto, em setembro na região sudeste é plantio de amendoim, na região norte é plantio de mandioca.
O marketing é usado para criar e entregar o que o mercado precisa, explorar as dores do público, e claro satisfazer as vontades dos consumidores através de um relacionamento lucrativo onde os dois lados saem ganhando.
E o marketing não precisa estar presente apenas nas redes sociais, pode estar na televisão, em sites de notícia, no rádio, no outdoor, na busca do Google, ou seja, em inúmeros lugares.
É possível fazer a fusão destes dois assuntos, porque o marketing vai ajudar a pessoa ligada ao agro a encontrar a informação que está buscando. Como no caso da sazonalidade, a pessoa que mora no sudeste quer informação relacionada ao estado em que ela tem plantação e a pessoa que mora no norte quer em relação ao norte, por isso o Google é uma ferramenta muito bem utilizada para direcionar esta pessoa a exatamente o que ela está querendo.
Então, o papel do marketing é facilitar e fazer com que o público tenha acesso aos melhores sites, redes sociais que falem e consigam encontrar os melhores produtos para cada plantação independente da sazonalidade em que o estado que a pessoa planta se encontra.