Esse texto fala sobre banheiras, alavancas e coroas

blog-semeia-arquimedes

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo”. Essa frase dita por Arquimedes, um notável matemático nascido em 278 a.C. Vamos te contar uma história sobre ele:

Num dia ensolarado de verão Arquimedes foi procurado pelo rei Hierão, que tinha um grande problema de 1º mundo: suspeitava que sua coroa não fosse inteiramente forjada em ouro, como haviam lhe prometido (mas calma: esse texto é sobre Marketing).

“Ô Arquimedes, beleza? Descobre pra mim se isso aqui é de ouro. Faz sua mágica (rs), qualquer coisa a gente manda decapitar o ourives”
, disse o rei – ou algo parecido com isso.

O matemático usou todo o seu conhecimento, consultou amigos e pediu aos Deuses que lhe enviassem um sinal, mas parecia ser impossível desvendar o mistério (ok. Cadê o Marketing? Estamos quase lá).

Sabemos que isso tira o ar de grandeza da história, mas o que aconteceu foi: Arquimedes resolveu o problema tomando banho, ao perceber que a quantidade de água que caía da banheira quando ele entrava nela tinha o mesmo volume que seu corpo. Ora, por que não, então, medir o volume da coroa e ver se este batia com o peso do ouro?

Deu certo. Eureka pra lá, eureka pra cá, só sucesso. PS: a gente não sabe se a tal da coroa era de ouro mesmo ou não, essa parte ninguém gravou.

“Mas que que esses loucos tão falando de física? Não era Marketing?”

Entenda: Arquimedes não resolveu o conflito consultando seus livros, mas pela experiência. A vivência e bagagem de situações vividas e aprendidas, no mundo da comunicação (das ciências e, arriscamos dizer, de tudo na vida) têm significante peso.

Na verdade, esse texto não é bem sobre Marketing (não mata a gente), mas sobre como uma agência experiente consegue solucionar conflitos, ou melhor, encontrar soluções e melhorar ainda mais o que já existe.

A Lei da Alavanca

Se você tem um negócio, sabe muito bem que, todo dia, há uma nova coroa posta à prova, muitos “E agora, José?” são pronunciados e aparecem muitos profissionais alegando ter a chave para solucionar o mistério. Agora nós te perguntamos: quantos deles já entraram numa banheira?

Uma das grandes contribuições de Arquimedes para o mundo foi a descoberta da lei da alavanca, que prega: um objeto rígido pode usado para multiplicar a força mecânica aplicada a um outro objeto, impulsionando-o para frente.

É exatamente isso que uma agência de publicidade e marketing experiente pode fazer pela sua empresa. Que tal deixar a Semeia alavancar suas vendas?

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!

Semeia Propaganda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.