O Agronegócio Brasileiro
O Agronegócio é a semente que faz nosso país crescer cada vez mais. É uma área que representa muito para o Brasil, afinal, ao produzir cada vez mais, o Agro brasileiro reduz o preço da alimentação, melhorando a qualidade de vida da população urbana. O setor ainda tem enorme participação no PIB nacional, sendo que em 2019 chegou a representar 21,4% dele. Por isso o marketing para o Agronegócio deve ser tratado como um grande investimento.
Apesar de todo esse impacto, o Agronegócio é tratado de formas equivocadas por conta de informações errôneas que são difundidas por aí. Quem trabalha na área sabe que as regulamentações são cruciais para a atuação nesse setor, desde o uso das terras até a classificação do que é um produto orgânico, fazendo com que o setor precise agir com muita responsabilidade.
O papel do Marketing no Agronegócio
Diante desse preconceito que o setor enfrenta, o marketing no Agronegócio deve colaborar para que a marca passe uma visão muito importante para o público: confiança.
Por isso, nunca foi tão importante trabalhar a imagem da empresa frente aos clientes e ao mercado. Isso serve para toda a cadeia do agronegócio, de fora da porteira (insumos) para dentro da porteira (agropecuária) e até para depois da porteira (agroindústria, distribuição e cliente final).
Seja você um fabricante de rações para pecuaria, um produtor rural, uma cooperativa agro, uma indústria, uma rede de distribuição ou mesmo um hortimercado ou açougue, é hora de pensar estratégias de marketing. Afinal, o setor é promissor, mas a competição é acirrada e se destacar faz sim a diferença, ainda mais para um público que preza muito pela credibilidade de uma marca.
Semeando seu nome nas redes
Além da importância de possuir uma marca – com identidade visual exclusiva, que represente bem o que o seu negócio faz – é importante estar atento em como se colocar na rede.
Vamos falar primeiro sobre o site. Imagine uma loja física ou uma sede. O seu site é praticamente isso. É o seu porto-seguro, a sua base. Por isso ele é essencial para que a empresa tenha mais visibilidade na internet. Ele funciona como uma vitrine para o negócio e muitas vezes é o canal de venda por si só, através do e-commerce.
Entretanto, ele não é o seu único canal online. As redes sociais também são canais que abrem oportunidades para seu negócio. Enquanto o site passa confiabilidade, as redes sociais passam acessibilidade. Isso acontece porque as pessoas usam as redes sociais todos os dias, e lá é uma excelente ponte delas para o seu negócio. Inclusive pode ser útil para informar o seu cliente ou até mesmo os seus parceiros do setor agro.
Claro que tudo isso precisa ser acompanhado de um bom trabalho de Google Ads e SEO (Search Engine Optimization), os responsáveis por deixar as suas páginas fáceis de achar no Google.
Os cases de sucesso do marketing para agronegócio
O agro precisa estar alinhado com o cenário atual do mundo
“Preço de terra, população, desperdício de alimentos e insumos, consumidor mais exigente, ciência com maior capilaridade, entendimento sobre o funcionamento das cadeias produtivas e mudança de mentalidade do produtor rural. Tudo isso passa necessariamente pela comunicação, pelo marketing”
Essa foi a fala de José Luiz Tejon, membro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável no 12º Congresso de Marketing Rural e Agronegócio. É preciso analisar corretamente o mercado para assim conseguir captá-lo através de uma boa campanha de marketing, que compreenda a magnitude do setor.
Por isso que a campanha “Agro é tech. Agro é pop. Agro é tudo.” sumariza tão bem esse momento do agronegócio. Ela explica a história do agro, através da inovação tecnológica (tech) assim como a influência do agro em mercados nacionais e internacionais, sendo uma área pop e que está no nosso cotidiano, seja na mesa ou nos materiais que usamos, ou seja, em praticamente tudo.
É uma campanha que contempla os desafios e trunfos do agronegócio, ao mesmo tempo que ressalta sua importância de maneira sonora e cativante.
O momento do agro é agora
Uma das coisas evidenciadas pelo momento de pandemia que estamos vivendo é do peso que o Agro Brasileiro tem para o nosso país e para o mundo. O Agro nunca foi tão necessário, trabalhando para manter a economia rodando e para alimentar a população.
Você gostaria de trabalhar o marketing nesse momento? Ter uma campanha que fizesse sua empresa aparecer mais nesse setor que é tão relevante para o país? Com ações de marketing que levassem sua performance às alturas? E que tal contar com uma agência que conhece o agronegócio como a palma da mão para te acompanhar nessa jornada?
Venha conferir mais sobre a Semeia, e vamos semear novos horizontes para o seu negócio. Aqui a gente entende de agro, a gente entende de marketing e queremos entender sobre você, para assim trilhar um caminho de sucesso para sua empresa.