2019 – Uma Odisseia Tecnológica

blog-semeia-2001

Vamos falar sobre cinema? Faz um tempo que não abordamos esse tema por aqui, né. Elegemos 2001 – Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick – 1968) como a estrela desse texto por acreditar piamente que ele ainda tem muito a nos dizer – e que, mais do que nunca, sua mensagem se faz valer.

“Ai, é lento, é chato, três horas de ninguém falando nada”.Mais ou menos METADE das pessoas que eu conheço entendeu o filme dessa forma (estou sendo gentil, foi bem mais do que isso).  BÃO, se você é uma dessas pessoas, tô pra te dizer que você entendeu tudo errado.

O ser na era digital

2001 fala sobre tecnologia, solidão e violência – e é um verdadeiro tapa na cara para o ser humano do século XXI. Vivemos em tempos ágeis, cada vez mais digitalizados, onde o on e offline se confundem constantemente.

O profissional da comunicação vive isso ainda mais intensamente: já parou para pensar que, sem um computador, seu trabalho seria completamente diferente? Ou pior… que ele não existiria? A tecnologia faz a vida moderna – e isso é um fato.

Se a tecnologia nos dá mais autonomia, inevitavelmente nos torna mais independentes. Mais independentes, somos também mais solitários e menos empáticos.

Não estou aqui para falar sobre empatia, necessariamente, mas para lançar uma pergunta no espaço: você considera o outro quando produz conteúdo? Sua comunicação é inclusiva? Ou será que a era em que vivemos nos fez esquecer de pensar no “além-eu”?

Você inclui ou exclui?

Esse nosso egoísmo, movido pela noção de que somos autossuficientes pela tecnologia que temos à nossa disposição, rege grande parte do mercado da comunicação – embora você não pense muito a respeito disso.

Vou te dar um exemplo: já parou para pensar que muitos idosos estão sendo “empurrados” em direção ao agendamento de consultas médicas em plataformas digitais e, que, talvez, eles não saibam ainda muito bem como fazê-lo?

Já parou para pensar que um dos meios mais seguros e rápidos de transporte hoje é o Uber e que muitas pessoas mais velhas se utilizam desse serviço? Se você tem até 60 anos, talvez a interação com o app não seja tão difícil para você… mas será que é tão intuitiva para esse usuário?

Talvez não.

Na verdade, a tecnologia não traz autonomia e independência para todos. Se você faz parte da parcela que não é alvo da comunicação, acontece o oposto: você precisa de ajuda para executar tarefas, se locomover e interagir com plataformas.

Levantar essa bola é importante para que profissionais da comunicação entendam a importância da escrita e do design inclusivo, da facilitação da navegabilidade. Do suporte.

Olhar ao redor

Voltando ao início, 2001 – Uma Odisseia no Espaço é um filme longo, lento, difícil de ser destilado, realmente. É por esse motivo que não vou me estender a explica-lo aqui (mas a obra é prima e não poderia ser menos indicada por mim!).

Aqueles que se sentirem aptos a tentar entende-lo, entretanto, encontrarão muita verdade em sua mensagem primordial: a tecnologia, quando mal utilizada, isola e enlouquece o homem.

A comunicação também faz tudo menos comunicar quando não pensa na pluralidade.

E aí, Gostou?
Compartilhe esse conteúdo!

Semeia Propaganda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.